Mini saia: dos anos 60 aos dias atuais

 

A mini saia caracterizada por ter a bainha bem acima dos joelhos (geralmente uns 20 cm), foi criada na década de 60 pela estilista britânica Mary Quant.

A estilista que desde jovem criava suas próprias roupas, pois não encontrava nada que gostasse para comprar, criou em 1962 um diminuto pedaço de pano que mudou o guarda-roupa feminino.


Alguns afirmam que a mini saia seja a filha de Andre Courreges, o designer francês dos óculos e alfaiataria racionalista.

“A verdade, porém, é um pouco diferente: nem eu nem Courreges tivemos a ideia da minissaia. Foi a rua que a inventou”, repetia a todos, Mary Quant. E ela estava certa: pela primeira vez na história da moda, não foram os estilistas a ditarem o estilo, mas as novas gerações.
 
A saia com 30 cm de comprimento, ultrapassou o limite das tradições, e se tornou um símbolo de estilo e história. Eram usadas com camisetas justas e botas altas, e tornou o símbolo de vanguarda dos anos 60 e 70.


A mini saia foi sempre uma fonte de controvérsia: da sociedade, das feministas e por aqueles que a vêem como um símbolo da ditadura de magreza. Mas as mulheres nunca ouviram ninguém e faz 50 anos que continuam a usa-las.

Em Londres, ele libertou as pernas das mulheres. Em Paris, irritou o governo que até mesmo escreveu uma lei contra a decência no mini. Na Itália, acabou com os bailes fechados e festas nas vilas. Logo, porém, se tornou a moeda oficial de divas e mulheres.


Por ser uma roupa fresca e que deixa a mulher mais charmosa, a mini saia estará em alta durante o verão 2013, aproveite para adquirir essa peça no seu guarda roupa e passar o verão 2013 na moda.

Para aproveitar o enorme calor e se distrair, podemos usar e abusar das roupas mais curtas e leves. Em qualquer lugar, uma das peças preferida das mulheres é a mini saia.


Na hora de usar a mini saia é preciso equilibrar a saia com o restante do look. Tudo influencia, cabelo, blusa, sapato, maquiagem...

Se optar pela mini saia, os outros itens devem ser discretos. Como a mini saia irá mostrar boa parte das pernas, deve ser usada com uma blusa com decote mais discreto ou até mesmo sem decote. As de manguinha caem bem nesse look. É o velho truque do "esconde-mostra".


Caso sua mini seja justa, use com uma blusa mais folgada para equilibrar o corpo, caso seja com babados ou volume, deve-se usar uma blusa mais justinha porém com poucas partes de pele a mostra, a não ser os braços.

O calçado também influencia. Durante o dia, deve-se usar sapatos baixos, como rasteirinhas, sapatilhas, oxfords. Já a noite, pode-se usar com um salto, porém o melhor seria combinar com uma maquiagem mais leve.

No final das contas, todo o conjunto influencia para um look harmonioso.
 

Os modelos encontrados das mini-saias para o verão 2013 serão com cores fortes e vibrantes, como o vermelho, azul, preto, amarelo, rosa, entre outras cores que irão fazer parte do verão 2013 e é claro que a mini saia jeans estará presente nas ruas, pois é um modelo que nunca sairá da moda e que combina com qualquer camisa e sapato.

Então use e abuse da mini saia!!!

Comentários

Postagens mais visitadas